Campanha de vacinação da CAASC chega a 38 subseções na primeira semana

Até o final da ação, advogados e advogadas das 49 subseções serão imunizados

25/04/2019

A Campanha de Vacinação Contra a Gripe da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina começou na última segunda-feira (22) e já alcançou 38 subseções do estado. De acordo com a presidente da CAASC, Cláudia Prudêncio, a meta é que até o final da campanha, dia 22 de maio, advogados, advogadas, cônjuges, dependentes, incluindo filhos, netos, pais, irmãos e sogros, e estagiários de escritório estudantes de direito ou inscritos na OAB/SC de todas as 49 subseções do Estado recebam a aplicação da vacina.

 

 Durante a primeira semana de vacinação, a campanha foi realizada nas cidades de Biguaçu, Braço do Norte, Blumenau, Concórdia, Ituporanga, Sombrio, Indaial, Orleans, Fraiburgo, Navegantes, Tijucas, Turvo, Caçador, Porto Belo e São João Batista, que encerraram a campanha nesta sexta-feira (26). As cidades de Balneário Camboriú, Campos Novos, Capinzal, São Miguel do Oeste, Catanduvas, Itajaí, São Lourenço do Oeste, Florianópolis, Chapecó, Criciúma, São José, Curitibanos, Dionísio Cerqueira, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Palhoça, Rio do Sul e São Bento do Sul também começaram a campanha nesta semana, porém o calendário se estenderá até o final da ação, dia 22 de maio.

 

A presidente da CAASC reafirmou a importância da campanha promovida pela Caixa de Assistência. “Nosso objetivo é sempre atender toda a advocacia catarinense, valorizando os profissionais da capital e do interior. Trabalhamos muito para que todos possam ser imunizados por um valor bem acessível, portanto convidamos todos os advogados, advogadas e familiares a se protegerem. Não deixem de tomar a vacina, como sempre falamos, a prevenção é o melhor remédio”, comentou Cláudia Prudêncio.

A vacina oferecida pela Caixa de Assistência é a tetravalente, que imuniza contra os vírus das gripes H1N1, H3N3 e os dois subtipos da Influenza B. No dia da aplicação é preciso apresentar a carteira de inscrição na OAB-SC. Aos dependentes é solicitada a carteira ou declaração da CAASC, ou então a comprovação de vínculo. O valor é de R$ 30.

 

Gripe


A gripe H1N1 ou gripe suína, causada pelo vírus Influenza A H1N1, é uma mutação do vírus da gripe comum que, apesar de apresentar os mesmos sintomas, age com mais intensidade no organismo e pode levar a óbito caso não seja tratada no início da contaminação.

Por ser uma doença viral, a gripe H1N1 é transmissível e tem como principal meio de disseminação o próprio ar, especialmente através de tosse ou espirro de pessoas já infectadas. Os primeiros sintomas da H1N1 são muito semelhantes ao da gripe comum, embora sejam mais fortes – febre alta, tosse, coriza, garganta seca, dores de cabeça e no corpo, rouquidão e olhos lacrimejantes. Em alguns casos a gripe pode causar vômitos, diarreia e falta de ar.

Pessoas portadoras de doenças crônicas como asma e diabete, idosos, crianças com menos de dois anos, grávidas ou mulheres no pós-parto, imunodeficientes ou portadores de imunodepressão, portadores de doenças renais e pessoas debilitadas devem tomar um cuidado especial com a gripe, por estarem no grupo de risco da H1N1 e poderem apresentar maiores complicações com a infecção viral.

Além da imunização com a vacina da gripe, é recomendado evitar grandes aglomerações neste período e adotar medidas preventivas como lavar sempre as mãos com água e sabão, usar lenços e papel ao tossir e espirrar, e buscar auxílio médico imediato caso apresente os sintomas da gripe H1N1.

Assessoria de Imprensa da CAASC